TRANSPORTE DE ÓRGÃOS

Esquadrão da FAB realiza transporte de órgão na região Norte

7º ETA levou um fígado de Porto Velho (RO) até Rio Branco (AC)
Publicado: 27/01/2020 17:20
Imprimir
Fonte: Ala 8, por Tenente Dantoniele
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7° ETA - Esquadrão Cobra), sediado na Ala 8, em Manaus (AM), realizou neste domingo (26), uma missão de transporte de órgãos. Um fígado, captado na cidade de Porto Velho (RO), foi transportado para Rio Branco (AC). 

Para o cumprimento dessa missão, foi empregada a aeronave C-97 Brasília, que decolou às 14h20 do Aeroporto Militar de Ponta Pelada, zona sul da capital amazonense, rumo à Rondônia. Uma equipe médica, chefiada pelo cirurgião Leonardo Toledo Mota, aguardava a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para a remoção do órgão.

Para que fosse possível o transporte, foi acionada a tripulação de sobreaviso do 7° ETA, que, comandada pelo Tenente Aviador Rafael Félix Raposo da Costa, mobilizou os meios necessários em virtude da natureza da missão.

O Tenente Raposo destacou que missões de cunho humanitário, em especial o transporte de órgãos, são muito gratificantes, pois levam esperança a doentes e familiares que aguardam por um transplante. “Sinto-me lisonjeado por ter essa oportunidade ímpar de participar de missões que levam esperança a brasileiros que necessitam de uma segunda chance” disse.

Fotos: Tenente Raposo