NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


AEROMAGAZINE - FAB transportou médicos e insumos a municípios do Amazonas

Missão foi realizada por um C-105 Amazonas e apoiou equipes de saúde de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga

Publicada em 20/05/2020 19:00

A Força Aérea Brasileira realizou uma série de missões de transporte em apoio à Operação COVID-19. Um C-105 Amazonas, pertencente ao 1°/15° GAv  – Esquadrão Onça, transportou profissionais de saúde, álcool em gel e respiradores para São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, municípios no interior do Amazonas.

O avião (FAB 2806) decolou no sábado (16/05) da base aérea de São Paulo, anexa ao aeroporto internacional de Guarulhos, às 12h25 (horário de Brasília), carregado com 40 mil máscaras, 12 mil toucas, 10 mil aventais, 200 macacões de proteção, 300 unidades de álcool em gel (500ml), 75 óculos de proteção e 18 respiradores, pousando na base aérea de Brasília, de onde decolou no dia para São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

A carga vital para apoiar as equipes de saúde na região totalizou 1.479 quilos. A missão foi coordenada pela FAB junto ao Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

PORTAL DEFESANET


FAB transporta profissionais de saúde e EPIs a municípios do Amazonas


Publicada em 20/05/2020 12:05

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nos dias 16, 17 e 18 de maio, missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. Uma aeronave C-105 Amazonas, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV) – Esquadrão Onça, transportou profissionais de saúde, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel e respiradores para São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, municípios do Amazonas, totalizando 1.479 quilos.

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2806 decolou no sábado (16/05) da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, às 12h25 (horário de Brasília),  carregado com 40 mil máscaras, 12 mil toucas, 10 mil aventais, 200 macacões de proteção, 300 unidades de álcool em gel (500ml), 75 óculos de proteção e 18 respiradores para a Ala 1 - Base Aérea de Brasília (DF). Já no domingo (17/05), a aeronave decolou da capital federal às 8 horas, com 11 profissionais de saúde do Hospital Militar de Área de Brasília. Os destinos foram  os Hospitais de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). Os pousos nestas localidades ocorreram, respectivamente, às 18h40 do domingo (17/05) e às 11h30 da segunda-feira (18/05).

O Comandante da aeronave, Major Aviador Jader Mário Santana Moreira, comentou sua atuação na missão. "É gratificante auxiliar no transporte de materiais a regiões com maior carência de recurso hospitalar e médico. Fico feliz por ser um daqueles que trabalham para colaborar e fazer do nosso Brasil um país melhor”, disse.

O Sargento Rúbis Monteiro Batista, que desempenha a função de loadmaster na tripulação do C-105 Amazonas, comentou sobre sua primeira atuação na Operação COVID-19. “É motivo de orgulho, tanto pessoal quanto profissional, atuar nesta missão que leva esperança para todos os lugares do Brasil”, garante.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

KC-390 Millennium realiza Transporte Aéreo Logístico na Operação COVID-19


Publicada em 20/05/2020 11:50

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (19/05), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de quatro toneladas de álcool em gel para o Estado do Amazonas (AM). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2853 decolou da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), às 11h28 (horário de Brasília), e pousou na Ala 8 - Base Aérea de Manaus (AM) às 14h35. O material que será distribuído na região Norte foi doado por uma empresa de cosméticos, localizada em Anápolis. O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, falou sobre a ação: “Sempre tivemos relacionamento especial com a cidade de Anápolis e, em momentos de crise, essa parceria tem nos unido cada vez mais em prol do povo brasileiro”.

O Comandante da Aeronave, Capitão Aviador Renan Pacheco Pereira, salienta a atuação nesta missão. “Nossa participação demonstra a importância da Força Aérea nos momentos de crise do país. Quando somos acionados para prestar apoio a quem precisa, pessoalmente, me sinto muito orgulhoso”, disse.

O Sargento Davy Dayan Martins Bagetti de Lima, um dos loadmasters da missão, destaca o sentimento gerado por ser integrante da missão. “É sempre um orgulho e uma honra participar da solução do problema que o Brasil vem enfrentando. Participar desse trabalho é uma satisfação imensa, destacou.

Os pilotos do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave. A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do COMAE, no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Oficial da FAB é premiado na Academia da Força Aérea dos Estados Unidos

Major Noschang recebeu o Prêmio Outstanding Academy Educator, concedido pela USAFA, nesta terça-feira (19)

Publicada em 20/05/2020 15:00

Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), Major Julio Cesar Noschang Junior, recebeu, nesta terça-feira (19), o Prêmio Outstanding Academy Educator, concedido ao professor que mais se destacou em cada Departamento da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos (United States Air Force Academy – USAFA). A cerimônia foi realizada on-line.

O militar brasileiro, que atua como Oficial de Ligação para os programas de intercâmbios de cadetes entre Brasil e Estados Unidos, é professor do Departamento de Línguas Estrangeiras da USAFA, onde concorreu ao prêmio com cerca de 40 professores, entre militares e civis. Na USAFA, desde junho de 2018, o Major Noschang ministra aulas de Português, Política, História e Cultura do Brasil. O término da missão está previsto para maio de 2021.

Segundo o Major Noschang, é a primeira vez que um estrangeiro recebe esse prêmio, conferido anualmente pela USAFA. “Para mim, representa o reconhecimento por parte dos cadetes e de outros professores pelo trabalho desenvolvido ao longo do último ano. Simboliza, também, o orgulho de representar a FAB e o Brasil”, declarou.

A seleção do Prêmio Outstanding Academy Educator é baseada tanto nas avaliações que os cadetes fazem dos instrutores quanto na análise de desempenho funcional pela chefia do departamento. Depois disso, uma banca avaliadora avalia as aulas dos professores e analisa diversos fatores, como desenvoltura, interação, capacidade de transmitir o conhecimento e postura profissional.

O premiado

Antes de ir pra USAFA, o Major Noschang atuou como instrutor de voo na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no período de 2010 a 2012 e de 2016 a 2018, tendo trabalhado no Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER). É piloto de Asas Rotativas, possui mais de 2.500 horas de voo em diferentes aeronaves, incluindo T-25, T-27, H-50, UH-1H e UH-60L. Mais recentemente, foi Comandante do 2º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA.

Foto: USAF

AEROFLAP


FAB transporta profissionais de saúde e EPIs a municípios do Amazonas


Publicada em 20/05/2020 11:40

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nos dias 16, 17 e 18 de maio, missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. Uma aeronave C-105 Amazonas, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV) – Esquadrão Onça, transportou profissionais de saúde, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel e respiradores para São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, municípios do Amazonas, totalizando 1.479 quilos.

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2806 decolou no sábado (16/05) da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, às 12h25 (horário de Brasília),  carregado com 40 mil máscaras, 12 mil toucas, 10 mil aventais, 200 macacões de proteção, 300 unidades de álcool em gel (500ml), 75 óculos de proteção e 18 respiradores para a Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF). Já no domingo (17/05), a aeronave decolou da capital federal às 8 horas, com 11 profissionais de saúde do Hospital Militar de Área de Brasília. Os destinos foram os Hospitais de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). Os pousos nestas localidades ocorreram, respectivamente, às 18h40 do domingo (17/05) e às 11h30 da segunda-feira (18/05).

O Comandante da aeronave, Major Aviador Jader Mário Santana Moreira, comentou sua atuação na missão. “É gratificante auxiliar no transporte de materiais a regiões com maior carência de recurso hospitalar e médico. Fico feliz por ser um daqueles que trabalham para colaborar e fazer do nosso Brasil um país melhor”, disse.

O Sargento Rúbis Monteiro Batista, que desempenha a função de loadmaster na tripulação do C-105 Amazonas, comentou sobre sua primeira atuação na Operação COVID-19. “É motivo de orgulho, tanto pessoal quanto profissional, atuar nesta missão que leva esperança para todos os lugares do Brasil”, garante.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fonte: Força Aérea Brasileira