PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 37996 > NOVA COMANDANTE CERIM��NIA MILITAR MARCA PASSAGEM DE COMANDO NO HFAG

NOVA COMANDANTE

Cerimônia militar marca passagem de comando no HFAG

Publicado: 2021-10-07 18:17:49
O Brigadeiro Médico Marcos Vieira Maia transmitiu a direção do Hospital de Força Aérea do Galeão à Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins em cerimônia realizada nesta quarta-feira (6)

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), localizado no Rio de Janeiro (RJ), está sob novo comando. O Brigadeiro Médico Marcos Vieira Maia transmitiu a direção da Organização Militar à Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins em cerimônia realizada nesta quarta-feira (6). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Também prestigiaram a solenidade o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; além de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, dentre outros Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

Na cerimônia, o Diretor de Saúde da Aeronáutica, que conduziu o ato de transmissão do cargo, agradeceu ao Brigadeiro Maia pelo trabalho realizado à frente da Instituição durante a pandemia da COVID-19. “O senhor assumiu este comando em um momento crítico para a humanidade: o início da pandemia da COVID-19. Uma guerra não convencional na qual os profissionais de saúde desempenharam um papel de destaque. Certamente é uma guerra que ainda não chegou ao final, mas este desafio continuado trouxe um legado de união, espírito de corpo e dedicação que marcaram a incansável atuação do efetivo da HFAG", pontuou.

Ao entregar o comando da Instituição, o Brigadeiro Maia agradeceu o trabalho e empenho da equipe. “A todo efetivo militar e civil do Hospital de Força Aérea do Galeão, indiscutivelmente o seu bem mais precioso e que realiza um atendimento à saúde com o mais alto nível técnico profissional, o meu reconhecimento pelo produto de todo o seu trabalho e agradecimento por sua amizade", disse.

Por sua vez, a Brigadeiro Carla, que foi a primeira mulher a chegar ao cargo de Oficial-General na FAB, falou sobre as expectativas da nova missão. "Esse será o meu quinto comando, então eu sinto que eu estou preparada para assumir uma missão de tamanha responsabilidade e magnitude. Esta Organização é o hospital de maior complexidade da Força Aérea, cuja missão voltada realmente para a atenção terciária é única, ímpar, e é um desafio", destacou.

Ao final do evento, a tropa do efetivo do Hospital desfilou em continência à nova diretora.

Perfil da nova comandante

A Brigadeiro Carla é natural da cidade de Belo Horizonte (MG). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de março de 1990. Foi promovida ao atual posto em 25 de novembro de 2020, possuindo cinco condecorações. É graduada em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, possui Pós-Graduação em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela Universidade de Ribeirão Preto; MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado na área de Gestão de Serviços de Saúde, pela Universidade Federal Fluminense; Curso de Medicina Aeroespacial, e, também, Curso Superior de Defesa.  

O HFAG

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) foi inaugurado em 1981, com a missão de levar atendimento especializado e de qualidade aos militares de todo o País. Na Unidade, funcionam um centro para tratamento de queimados e uma seção oncológica, além de diversos outros tratamentos e cirurgias que são ofertados.

Confira aqui como foi a cerimônia militar.

Fotos: Sargento Bianca (CECOMSAER)

Vídeo: Suboficial Nery/ Sargento Chagas (CECOMSAER)