INTERCÂMBIO
Comandante do Exército ministra palestra para o Curso Superior de Defesa
Fonte: ECEMAR

Com carga horária total de 240 horas/aula, o CSD 2014 reúne 173 participantes e tem como objetivo preparar civis e militares das Forças Armadas e auxiliares para o exercício de funções de assessoramento de alto nível, que envolvam assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa como nos demais órgãos governamentais de interesse da defesa nacional.
Saiba mais
O CSD é resultado de estudos realizados no âmbito do Ministério da Defesa (MD), sob a coordenação da Escola Superior de Guerra (ESG) de forma integrada, com a participação das quatro escolas de altos estudos (Escola Superior de Guerra - ESG, Escola de Guerra Naval - EGN, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército -ECEME e Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica – ECEMAR).
A característica principal do CSD é constituir-se em um espaço de interação dos cursos de altos estudos, abrangendo assuntos comuns, inseridos nas áreas do conhecimento de política, defesa e relações internacionais.