OPERAÇÃO COVID-19

FAB transporta respiradores e EPIs para Belém (PA)

A aeronave decolou de Brasília (DF) com diversos equipamentos e materiais de combate ao novo Coronavírus
Publicado: 12/06/2020 15:17
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Antonio
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Uma aeronave C-97 Brasília, do Esquadrão Guará (ETA 6), decolou, nesta quinta-feira (11/06), da Ala 1 - Base Aérea de Brasília (DF), levando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e respiradores hospitalares para Belém (PA). A missão de Transporte Aéreo Logístico da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorre em apoio à Operação COVID-19. A bordo estavam dois respiradores, 2 mil máscaras cirúrgicas, 5 mil luvas, 2 mil capotes e 2 mil toucas. O aparato será utilizado para auxiliar no combate ao novo Coronavírus. 

Um dos pilotos da aeronave, o Tenente Aviador Thales Guilherme Teixeira Freitas, explicou a relevância da ação. "Diante de todas as dificuldades que a pandemia da COVID-19 nos traz, é gratificante para nós, como militares, poder participar de mais uma missão em que transportamos diversos itens de saúde para o Norte do país. Tenho certeza de que estamos ajudando muitas pessoas na região Amazônica", destacou. 

Operação COVID-19
Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no país. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 Unidades Federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, doação de refeições para caminhoneiros, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Tenente Antonio / CECOMSAER

 

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Assunto(s): ,