OPERAçãO PANTANAL

Aeronave da FAB apoia bombeiros e brigadistas que atuam em queimadas no MT e MS

Helicóptero H-60L Black Hawk transportou homens para combater as chamas e militares que fiscalizam a área
Publicado: 24/08/2020 19:22
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Uma aeronave H-60L Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriu, na sexta-feira (21) e no sábado (22), três missões de Transporte Aéreo Logístico em apoio ao combate às chamas que atingem a região do Pantanal, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. O helicóptero operado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, transportou homens que atuam na defesa daquela área.

Na manhã de sexta-feira, o helicóptero levou brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para combater queimadas na região de Porto Jofre, uma localidade no município de Poconé (MT).

Na parte da tarde e no sábado pela manhã, a aeronave transportou bombeiros militares do Mato Grosso até a região de Barão de Melgaço, no sul do estado. No local, foi feita a fiscalização e autuação de pontos suspeitos de propagação de incêndios.

Um dos tripulantes do H-60L Black Hawk, o Sargento Drumon dos Santos, falou da experiência de colaborar para o combate às queimadas. “Fico muito satisfeito em poder ajudar o Brasil nesse momento, principalmente nas áreas mais isoladas. O apoio da FAB nessas ações é uma grande realização para minha carreira e para minha vida pessoal”, acrescentou.

Operação Pantanal

A Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa, conta com a atuação das Forças Armadas, empregando aeronaves no combate a incêndios e atuando em parceria com agências federais e estaduais, por conta das queimadas na região.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da FAB responsável pelo emprego das aeronaves, realiza a coordenação junto ao Ministério da Defesa (MD), que atendeu à solicitação dos governos estaduais. Para cumprir a demanda, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Também participam das ações helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Fotos: Tenente Josué / 5º/8 GAV

imagens/original/40778/WhatsApp_Image_2020_08_25_at_10.00.52_(1).jpeg