NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


ASPAER realiza cerimônia de Passagem de Chefia

Solenidade aconteceu nesta quarta (3) e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica

Agência Força Aérea | Publicada em 05/03/2021 08:08

Nessa quarta-feira (3), a Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER) realizou cerimônia militar de passagem de chefia. O Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto passou a função para o Coronel Aviador Reginaldo Pontirolli. A solenidade aconteceu no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF).

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu a cerimônia, que também contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais da Aeronáutica; e representantes do efetivo da Organização Militar.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou o empenho da ASPAER nos assuntos estratégicos para a Força Aérea e para o País, e agradeceu ao Brigadeiro Flávio nas pautas mais relevantes para a Aeronáutica. Por fim, deu as boas-vindas ao Coronel Pontirolli. ”O seu passado de sucesso é o passaporte para uma boa administração. Continue inovando e aperfeiçoando, pois dessa forma, garantirá a continuidade dos trabalhos exitosos realizados por seus antecessores. Temos muita confiança em designá-lo para assumir esta importante função”, afirmou.

O Brigadeiro Flávio agradeceu às organizações, Comandos e Assessorias que ombrearam nas atividades em prol da FAB. “Todas as referências aos êxitos alcançados no âmbito das Relações Institucionais da FAB têm raízes mais profundas nas competências e no comprometimento de cada um dos senhores”, disse. O Oficial-General deixa a ASPAER para ser Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

O novo chefe da ASPAER, Coronel Pontirolli, falou das expectativas com a função. “Eu me sinto muito honrado pela confiança depositada pela Força Aérea e pelo nosso Comandante, Tenente-Brigadeiro Bermudez, em me nomear para esta tão destacada função. Nos empenharemos em dar o nosso melhor para que a missão constitucional da FAB seja cumprida da melhor forma possível”, afirmou.

Carreira

Dentre as diversas funções já exercidas pelo Coronel Pontirolli, estão instrutor de voo na Academia da Força Aérea (AFA) e Assessor Militar Aeronáutico da Presidência da República. O novo chefe da ASPAER também foi Comandante da Base Aérea de São Paulo (BASP) e Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na Itália e Eslovênia. Além disso, possui Extensão em Alta Gestão Executiva - UNILINS; Curso de Negociação de Contratos Internacionais - ILA; Curso de Planejamento e Orçamento Público - ABOP; Bacharelado em Direito – UFSM; Curso Básico de Direito Aeronáutico e Espacial - SBDA; Master in Istituzioni e Politich e Spaziale – Agenzia Spaziale Italiana; e Human Factors in Aviation Safety Course, - University of Southern California, USA.

PORTAL AEROFLAP


Comandante da Aeronáutica recebe Embaixador da Alemanha


André Magalhães | Publicada em 05/03/2021

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, na manhã desta sexta-feira (5), em Brasília (DF), o Embaixador da Alemanha, Heiko Thoms. O objetivo do encontro foi de estreitar laços entre as Forças Armadas de ambos os países.

O relacionamento entre Alemanha e Brasil consiste em uma variedade de temas. De acordo com o Embaixador Thoms, o Brasil é o único parceiro estratégico da Alemanha na América Latina. “Nós temos um diálogo muito bom e queremos fortalecer isto. A cooperação internacional é uma prioridade e o Brasil é um aliado estratégico e único da Alemanha na América Latina”, disse.

O Comandante da Aeronáutica destacou a importância do encontro e falou da abordagem de temas em comum: “Tratamos de assuntos de interesse dos dois países no que se refere a produtos de defesa e também sobre o intercâmbio de ensino, que já acontece e é bem sucedido. Receber o embaixador significa incrementar estas relações nas áreas de proveito comum”, afirmou o Comandante.

Além da área da defesa, a cooperação entre os dois países abrange temas como energia, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, ciências, economia e cultura.

A visita do Embaixador da Alemanha contou com a presença do Adido de Defesa, Capitão de Mar e Guerra Ralf Schmitt-Raiser e do Adido para Assuntos de Armamento e Defesa junto à Embaixada da Alemanha, Jochen Wollgast. Também estiveram presentes na reunião o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e Oficiais da Aeronáutica.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL AM1 - Mais cinco pacientes são transferidos de Coari tratamento na capital

A transferência integra uma operação conjunta entre o Governo do Amazonas e o governo federal, iniciada em janeiro

Publicada em 05/03/2021 17:38

Na tarde desta sexta-feira (5), cinco pacientes do município de Coari (distante 363 km) foram transferidos para tratamento da covid-19 em Manaus. Após o desembarque, eles foram levados para o Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona Norte.

Antes de serem embarcados os pacientes passam por uma avaliação, para saber se podem ou não seguir viagem. O processo de transferência é acompanhado do início ao fim pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), como explica a enfermeira da Gerência de Pessoa com Doenças Crônicas, Mônica Batista.

“Tudo começa com o município sinalizando que há pacientes em estado moderado. A Central de Regulação confere a questão dos leitos, de como receber esses pacientes. Em seguida, preparamos o avião para esse perfil de paciente, junto com a FAB. Chegando aqui, nós recebemos o paciente e enviamos a ambulância para fazer o transporte até a unidade de destino”, explica a enfermeira

Os pacientes desembarcaram da aeronave C-105, por volta de 14h, na base da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada no Aeroporto Ponta Pelada, zona sul de Manaus. A transferência integra uma operação conjunta entre o Governo do Amazonas e o governo federal, iniciada ainda no mês de janeiro.

Total

Com mais essa transferência, o número de pacientes transferidos do interior do Amazonas para a capital chegou a 60. Transferências desse tipo vêm sendo realizadas desde o dia 13 de fevereiro.