NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


Esquadrilha da fumaça confirma participação no Círio 2022, em Belém


Da Redação | Publicada em 05/10/2022

Esquadrilha da fumaça confirma participação no Círio 2022, em Belém.

PORTAL AEROIN


São Paulo verá Esquadrilha da Fumaça no Domingo Aéreo; ainda há ingressos disponíveis


Murilo Basseto | Publicada em 05/10/2022

Como mostrado na terça-feira, 4 de outubro, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, publicou uma atualização de sua agenda para o mês de outubro.

E na lista de três demonstrações programadas para o mês, está confirmada a presença no tradicional Domingo Aéreo do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), que acontecerá no Aeroporto Campo de Marte, na capital paulista.

Mas vale ressaltar que, embora o evento seja totalmente gratuito, a entrada somente será permitida a quem tiver reservado seu ingresso/ticket, disponível gratuitamente pela internet, exceto para menores de 14 anos, que têm entrada liberada. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Até o momento da publicação desta matéria, ainda havia ingressos disponíveis no 9º lote aberto, mas não há informação sobre a quantidade restante, portanto, quem deseja comparecer deve garantir a sua entrada o mais rápido possível. O Domingo Aéreo no PAMA-SP 2022 acontecerá no dia 16 de outubro, com abertura dos portões às 09h00.

Avião militar do Brasil opera no Paraguai em prol da segurança da navegação aérea no país


Murilo Basseto | Publicada em 05/10/2022

Um avião militar brasileiro bastante especial esteve no Paraguai entre 18 e 30 de setembro realizando uma missão fundamental para a segurança da aviação do país vizinho.

Trata-se do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) com o jato IU-50, que realizou a inspeção aos auxílios à navegação área dos principais Aeroportos do Paraguai, bem como a homologação de novos procedimentos de navegação aérea por instrumentos.

A missão faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), através do Ajuste Complementar ao Decreto nº 4.240/2002.

Os voos foram realizados nos aeroportos internacionais de Silvio Pettirossi, em Assunção; Minga Guazú/Guarani, em Ciudad Del Este; Ayub González, em Encarnacion; Luiz Argaña, em Mariscal Estigarribia; Dr. Augusto Roberto Fuster, em Pedro Juan Caballero; Mariscal Francisco S. Lopes, em Concepção; e Aeroporto de Itaipu.

A tripulação chegou a Assunção no dia 18 de setembro e foi recebida pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Claúdio Antônio Rocha, e pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda.

Os voos de inspeção aconteceram no período de 19 a 30 de setembro, com duas tripulações, quatro pilotos inspetores e dez técnicos especialistas (mecânicos e operadores do sistema de inspeção em voo – OSIV). No total, foram realizadas 39 horas de voo, além da validação de 23 auxílios à navegação aérea e da homologação de dois novos procedimentos.

O avião Embraer Legacy 500A, designado como IU-50 no GEIV, foi a aeronave utilizada para inspeção. Trata-se de uma moderna aeronave-laboratório de alcance intercontinental dotada de aviônica de última geração e equipamentos de aferição com a mais alta tecnologia e precisão.

A participação dos integrantes da MTAB no APP-ASU (controle de tráfego aéreo de aproximação de Assunção) e TWR-ASU (torre de controle de Assunção) foi fundamental para facilitar as coordenações entre os órgãos de controle e a solicitação antecipada dos NOTAMs (Notice to Airmen), os boletins que alertaram sobre a presença do voo de cheque da aeronave do GEIV em aeródromos controlados no Paraguai.

A atuação de representantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) na referida missão materializa a cooperação existente entre o Brasil e as demais nações da América do Sul, ratificando o papel de liderança do DECEA no cenário da Aviação Mundial. Outra atuação semelhante do GEIV no Paraguai havia ocorrido em março deste ano, conforme também reportado pelo AEROIN na ocasião.